segunda-feira, 26 de março de 2007

Linguagem C - Parte 02

Conforme o prometido hoje eu trago um pequeno trecho de código em C. Passarei o código antes e depois farei as devidas explicações.

#include <>

main() {
  char Nome;
  int idade;

  scanf(" Digite o nome: %s \n", &Nome);
  scanf(" Agora digite a idade: %d \n", &idade);

  printf("%c possui %d anos!", Nome, idade);

}

    É um exemplo bem simples, onde se digita um nome (char) e uma idade (int) e o programa apenas repete o nome digitado e a idade digitada. Porém este exemplo serve para analizarmos algumas características desta linguagem de programação.
    A instrução #include <>logo no início do código é na verdade um arquivo de cabeçalho (header file), que serve para "anexar" à função main() os protótipos das funções de bibliotecas que realizam ações de entrada e saída.
    O Bloco main() é a função principal do programa, e única no momento. Nela serão inseridos os códigos que farão o sistema funcionar a partir dela.
    Logo em seguida temos a declaração das variáveis. Declaradas como vimos no post anterior.

Entrada de Dados

    A maioria dos programas operam com dados que são inseridos pelos usuários. Para a inserção de dados em C, utilizamos do comando scanf(códigos de conversão, lista de variáveis). É necessário tomar cuidado com este comando e não esquecer de suas pequenas peculiaridades, como por exemplo o "&" antes da variável, confirmando que esta está sendo utilizada para entrada de dados. mas vc deve estar se perguntando:

Saída de Dados

    A saída de dados segue praticamente a mesma regra que a definida em Entrada de Dados e a tabela de códigos de conversão também se aplica aqui.

Que diabos são códigos de conversão?

Códigos de conversão são onde os valores digitadas serão armazenados. Respeitando uma tabela com esses códigos.

   Mais uma vez espero ter ajudado e qualquer dúvida e qualquer detalhe estarei disposta a ajudar.

Até a próxima.

Nenhum comentário: