TV é cultura?
Esses dias eu parei pra observar a programação da tv, na realidade não assisto, não gosto. Mas observei. É interessante quanto de cultura podemos adquirir. Sim! Cultura! Mesmo inútil, porca, mesquinha, ainda assim cultura.
Embora a sociologia pregue que não há culturas superiores ou inferiores, uma vez que a cultura é relativa. Então, partindo disso, por que nossas programações estão ficando cada vez mais parecida com o resto do mundo? Efeitos da globalização?
A todo momento vendemos nossas idéias, nossos produtos e disseminamos nossa cultura. Mas será que a tendência é transformar todo o globo em uma cultura única?
Antes mesmo de notarem que a terra era redonda havia uma compulsão em expandir, ir além. A Inquisição é um exemplo brutal de que uma única cultura deveria prevalecer. Convencer nossos amigos a ouvir o que gostamos também é, embora não seja tão brutal, a não ser que você soque alguém até ouvir sua banda preferida.
Expandir sua cultura é tirar a identidade, muitas vezes rica, de outras nações, povos, grupos. Expandi-la a nível mundial, é padronizar os seres humanos e resumi-los a simples tendências, modas, estações. Globalizar!
Mais do que ontem, este é o tempo em que podemos alcançar mercados mais distantes, conhecer novos idiomas, lugares, pessoas. Mas isso podemos fazer sem agredir a outra cultura.
Afinal, chegar em outro país e deliciar-se com um churrasquinho de escorpião trás uma experiencia tão grande quanto fazer um lanche no Bob's.
A favor ou não, deixe sua opinião! Comente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário